Itália - Polignano a Mare

Saindo de Castel Gandolfo, rodamos 450km de carro até chegarmos em Polignano a Mare. Conhecida como a "Pérola do Adriático", está localizada na região da Puglia, ao sul da cidade de Bari, um pouco mais de 30km de Bari. A peculiaridade do litoral de Polignano a Mare é a presença das falésias e das grutas, resultantes da erosão marinha. Isso faz com que a cidade, construída na plataforma criada no alto, seja muito linda. É muito bonito ficar olhando o mar batendo nas rochas e as casas construídas no alto, bem na margem do mar.
Localização de Polignano a Mare
Meu pai, ja falecido, nasceu em Polignano a Mare, e ir para este lugar, me traz emoções muito fortes, lembranças de lugares que ele passou, estudou, trabalhou e viveu boa parte de sua vida. Então, além da beleza natural de Polignano a Mare, eu vejo esta cidade muito mais bela, pois vejo também com o coração. Tenho diversos parentes que ainda moram lá, e nos recebem com muito carinho.

No dia que chegamos de carro a Polignano a Mare, logo na entrada da cidade, nos encontramos com um primo de meu pai, logo em seguida, fomos para a Piazza Aldo Moro e nos encontramos com outro primo de meu pai e sua esposa. Nos cumprimentamos, e eles nos convidaram para almoçar na casa deles, então deixamos as malas no B&B que reservamos, e depois fomos almoçar na casa deles, que fica muito próxima à praça Aldo Moro.

Apenas como um parênteses, Aldo Moro foi um jurista, professor e politico italiano. Foi por cinco vezes o primeiro-ministro da Italia e também membro ativo da Igreja Católica. Em 1978 foi sequestrado e 55 dias depois de cativeiro, morto pelo grupo terrorista Brigadas Vermelhas.

Reservamos o B&B Relais del Senatore, pois queríamos ficar dentro da cidade histórica e gostaríamos de quartos com vista ao mar. O lugar é simples, mas nos acomodou muito bem. Ficamos num predinho com três quartos, sendo que todos tinham banheiro e vista ao mar. Muito bem localizado e com café da manhã simples, feito em outro predinho bem próximo, mas incluído no valor da diária. A única coisa que não foi tão confortável, foi que o quarto do último andar tinha uma escada muito íngreme para subir, alem de ter mais uma escada para chegar ao banheiro. Mas valeu muito a experiência de ficar no centro histórico e muito perto de tudo.
B&B Relais del Senatore
Relais del Senatore - Quarto que ficava no último andar
Relais del Senatore - Predinho bem em frente a esquerda
Depois de nos acomodarmos, fomos na casa de nossos primos, ela tinha feito Focaccia, comemos com mortadela, queijos, torta de abobrinha e macarrão. E o vinho caseiro... Que delicia! Tudo bem típico.
Almoço típico
Focaccia
A noite, fizemos um passeio a pé pela cidade histórica, na ponte sobre a Lama Monachile, e depois paramos no restaurante Neuro na Piazza Vittorio Emanuele II. Tudo delicioso!!! E a localização incrível.

Vittorio Emanuele II foi Rei da Sardegna, também conhecido como "Pai da Pátria", foi o responsável pela unificação da Península Itálica num único estado e, a partir de então, tornou-se Rei da Italia (1861).
Mariscos

Polignano a Mare é aquele lugar que quando você imagina uma cidade pequena da Itália, com os italianos falando alto uns com os outros, parecendo, muitas vezes que estão brigando, e vê aquelas senhorinhas na janela ou na porta de casa olhando a vida e as pessoas passarem, é exatamente esta visão que temos. Mas não parou no tempo, não!!! Fiquei impressionada com a quantidade de turistas, a quantidade de B&Bs e restaurantes que abriram na cidade histórica.

O que percebi foi que, após o inicio do Red Bull Cliff diving em Polignano a Mare,  esta pequena cidade tornou-se um ponto de interesse turístico mundial. Isso, por um lado é muito bom para a cidade, pois traz turistas, oportunidades de trabalho e dinheiro, mas por outro lado, a cidade perdeu aquela tranquilidade que eu tanto admirava nas primeiras vezes que lá estive.

No dia seguinte, um sábado, tínhamos feito a reserva de um passeio de barco pela encosta e grutas de Polignano a Mare. Este passeio realmente foi o ponto alto de nossa estada. Que coisa mais linda é Polignano a Mare vista do mar!!! Partimos de San Vito, uma pequena aldeia, 3km de distância do centro histórico. Embarcamos num pequeno barco com um guia local que, além de conduzir o barco, nos contou um pouco da história, nomes das grutas, particularidades,... Foi realmente um passeio maravilhoso e que vale muito a pena!
San Vito - Barco que fizemos o passeio
Polignano a Mare - água do mar transparente
Polignano a Mare - Grotta Palazzece
Polignano a Mare
Em San Vito encontramos a Bandeira Azul, reconhecimento dado pela Foundation for Environmental Education às cidades costeiras européias que satisfazem os critérios de qualidade da água do mar.
Bandeira Azul
Mais fotos de San Vito...

Abadia de San Vito
Barcos dos pescadores de San Vito
San Vito
Neste dia, compramos alguns frutos do mar muito frescos em San Vito, passamos num açougue que vende carne de cavalo, e fomos para a casa de nossos primos novamente para almoçarmos.

Por aqui, é costume comer a carne de cavalo, e meu marido e filhos comeram e gostaram. Falaram que parece um contra-file bem magro e com sabor acentuado, mais próximo a carne de cordeiro.
Açougue equino
Carne equina
Polvo pequeno feito na brasa
Figo da Índia, deliciosos!!
E um sorvete é sempre muito bom....
Sorveteria próxima à praça Aldo Moro
Sorvete cremoso delicioso
Neste mesmo dia, à noite, fomos jantar no Restaurante Grotta Palazzese. Este restaurante é conhecido mundialmente pelo local maravilhoso e muito romântico que foi construído, dentro de uma das grutas de Polignano a Mare. Esta gruta foi descoberta no século XVIII e a principio era um salão utilizado pelos nobres da região.
Foto do site da Grotta Palazzese
Para chegar no restaurante, temos que descer uma escadaria, mas bem segura e com corrimão. Não tem elevador para chegar ao restaurante.

A reserva tem que ser feita com muita antecedência e, para grupos grandes, tem que ser escolhido entre dois menus degustação que eles oferecem. Nosso grupo era de 8 pessoas, então não poderíamos fazer nossas escolhas a la carte, escolhemos o Menu Degustazione Charming. Este menu custa EUR220 por pessoa e é composto por 6 pratos, incluindo a sobremesa:

Crudo: gamberi rossi, scampi, tonno, caviale, pompelmo e sedado
Pluma di Maialino, purea di sedano, rapa e tartufo nero della Surgia
Trucioli, astice, pomodorino arrostito, capperi e tartufo
Tagliatella di grano arso, crema di spinaci, fungo cardoncello e Capocollo croccante di Martina Franca
Rombo, purea di porro fritto, mirtillo e cipolla in agrodolce
Sfoglia, crema al tè Matcha, salsa al caramello, gelato banana e caffè
Posso dizer que os pratos são muito saborosos, mas os pratos quentes, chegaram quase frios. O ponto alto deste restaurante realmente é a localização. É muito lindo ver a gruta, o mar visto da parte interna da gruta e da parte de mar aberto, e todo aquele ambiente romântico. E tinha também um músico tocando sax, para completar o clima romântico.
Entrada da Grotta Palazzese
Foi a realização de um sonho de todos nós jantarmos no restaurante Grotta Palazzese. Sempre fomos para Polignano a Mare no inverno, e o restaurante fica fechado neste período, então foi realmente a primeira vez que conseguimos visitar.
Temos em casa um quadro que aparece a grade do restaurante, feito por um pintor local, já falecido, que se chamava Angelo L'Abbate e, por muitas vezes, imaginava como seria estar ali naquelas gradinhas olhando a gruta e o mar.
Quadro que tenho em casa - Polignano a Mare
Sonho realizado, subimos as escadas para sairmos do restaurante e aproveitamos passear um pouco pela cidade histórica, passando inclusive pela casa que meu pai morou enquanto morava em Polignano a Mare. Cada dia em Polignano, cada lugar que passamos nos trouxe um misto de emoção, alegria e gratidão por ter a oportunidade de passar e ver tudo aquilo.
Casa que meu pai morava - Via Gelsomino
Bom, no último dia, decidimos ir para Alberobello (árvore bela), uma cidade 28,6km de distância de Polignano e conhecida por suas casas chamadas de trulli (plural de trullo e significa cúpula). São casinhas brancas com o teto em formato de cone e feitas em pedra. Os Trulli são Patrimônio da Humanidade da Unesco e estas construções seguem uma tradição milenar, uma forma primitiva de construção.

Chegando em Alberobello, seguimos primeiro para a Basilica Santuario Parrocchia dei Santi Medici Cosma e Damiano. Uma Igreja muito bonita tanto por fora como por dentro. As imagens dos dois santos que nasceram na Arábia, por volta de 260, eram gêmeos, de família nobre, e estudaram ciências e medicina, são bem grandes e imponentes dentro da Igreja. Indo na sacristia, demos uma pequena contribuição para a Igreja e recebemos um calendário, santinhos e um jornalzinho da Igreja.
Logo na saída da Igreja, tinha uma lojinha onde comprei uns paninhos de prato com desenhos dos trulli e tarallini. Este de peperoncino é bem apimentado, mas muito saboroso.
Tarallini de Alberobello
Depois disso, fomos caminhando até os trulli. A graça é andar pelas ruazinhas, vendo os trulli dos dois lados, vendo as lojinhas com produtos típicos, vendo os símbolos em alguns tetos, entrar em algumas lojas onde é possível entrar e subir no andar de cima e ver os trulli por outro ângulo. Os símbolos desenhados nos trulli tem origem pagã ou cristã e os significados mais comuns são de proteção das famílias, contra o mau olhado, benção às colheitas...
Trulli de Alberobello vistos de cima
Trulli de Alberobello
Carrube - uma fruta local
Igreja dentro de um Trulli
Igreja dentro do Trullo
Trulli de Alberobello
Rolo para cortar a massa feita em casa
Com certeza um passeio muito interessante, muito diferente de tudo o que já vimos. Muito bom entrar em algumas lojinhas e conversar com o pessoal local, todos são muito simpáticos e gostam muito de contar suas histórias.

Voltando para Polignano a Mare, aproveitamos para caminhar pela cidade, ir até a praia e tirar fotos na ponte sobre a praia de Lama Monachile, uma das vistas mais lindas de Polignano a Mare e que também tenho em casa um quadro com esta vista. Fomos até a estátua de Domenico Modugno, famoso cantor Italiano e que nasceu em Polignano a Mare. Uma de suas mais conhecidas canções é Nel blu dipinto di blu (Volare).
Quadro da minha casa

Domenico Modugno
Ponte - Lama Monachile
Caminho para a praia de Lama Monachile
Roupas secando em varal no meio da rua
Infelizmente a água do mar estava muito gelada e não foi possível entrar, mas pelo menos molhei os pés e peguei algumas pedrinhas da praia. A praia não é de areia, tem muitas pedrinhas, e fiquei sabendo durante o passeio de barco, que estas pedrinhas são colocadas anualmente na praia para manter a praia sempre bela.

À noite fomos jantar na casa de outro primo de meu pai, que chamou toda a família e nos recebeu com tanto carinho, com tantas comidas típicas e deliciosas. Mais um evento de Polignano para ficar em nossas lembranças e em nossos corações.

Acabou assim nossa passagem por Polignano a Mare, com muita paisagem linda, muitas lembranças e muita emoção. Um lugar que sempre terei vontade de voltar....

Dessa região da Itália, vieram muitos imigrantes para o Brasil, sendo que meu pai foi um deles. Ele veio para o Brasil em 1953, quando ainda tinha 17 anos e buscando uma vida de oportunidades. Como tinham muitos imigrantes que se instalaram na região do Brás em São Paulo, e com a devoção ao santo padroeiro de Polignano a Mare, San Vito, em 1919 foi fundada a Associação Beneficente San Vito Mártir. Um terreno foi comprado na Rua Alvares de Azevedo, 51 que, em 1981 foi alterada para Rua Polignano a Mare, onde uma pequena igreja e a sede social foram construídas. Essa associação ajuda crianças carentes da região.
E anualmente esta associação, juntamente com "Le mamme di San Vito" (senhoras mais velhas vindas da Puglia), de 23 de maio a 05 de julho, organizam a Festa di San Vito, como forma de arrecadar fundos para a associação. E neste festa sentimos o gostinho de estarmos próximos a Polignano a Mare, com muita música italiana, pratos típicos da Puglia, muitos quadros de Polignano e imagem de San Vito.

#italia #polignanoamare #grottapalazzese #relaisdelsenatore #lamamonachile #vn10