Itália - Sorrento, Positano e Ilha de Capri

Partimos logo cedo de Polignano a Mare rumo à cidade de Sorrento que está localizada na Península Sorrentina, e escolhemos esta cidade como base para visitarmos Positano (Costa Amalfitana) e a Ilha de Capri. Foram 336km de distância, mas as estradas são muito boas e bem sinalizadas. Assim, cruzamos a Itália da costa leste, do Mar Adriático para a costa oeste, ao Mar Tirreno.

No total, são 13 cidades que compõem a Costa Amalfitana, Amalfi, Atrani, Cetara, Conca dei Marini, Furore, Maiore, Minori, Positano, Praiano, Ravello, Scala, Tramonti e Vietri sul Mare. A região da Costa Amalfitana foi classificada pela UNESCO, desde 1997, como Patrimônio Mundial da Humanidade. De todas as cidades, desta vez, escolhemos a cidade de Positano para visitarmos.

A chegada a Sorrento, com sua estrada cheia de curvas, acompanhando as montanhas, apresenta paisagens de tirar o fôlego, muito mar e vistas maravilhosas.
Chegada a Sorrento

Torna a Surriento, música muito conhecida e feita em homenagem à cidade de Sorrento.

Escolhemos Sorrento como base para nossa estada pois fica muito próxima a várias cidades da Costa Amalfitana, tem um píer onde saem passeios de barco, inclusive para Capri, e oferece várias coisas para fazermos à noite, vários restaurantes, feirinha, lojas,....

Nós já conhecíamos Sorrento e já conhecíamos o hotel que fizemos a reserva. Um dos hotéis mais charmosos que já fiquei na vida, lindo, muito organizado, cada detalhe pensado com carinho para o turista. Grand Hotel Ambasciatori, um hotel 5 estrelas bem em frente ao Golfo de Sorrento e com vista para o Vesúvio. Um lugar calmo em Sorrento pois fica um pouco distante do centrinho, é possível ir a pé, mas é uma boa caminhada. Nós decidimos pegar um táxi, e não fomos de carro, pois era complicado encontrar vaga para estacionar.

Mapa de Sorrento
Praia exclusiva do hotel
No hotel tem uma praia privativa que, para chegar, temos que descer um elevador que desce dentro da pedra. Um show de lugar.
Grand Hotel Ambasciatori - saída do elevador
Grand Hotel Ambasciatori - praia particular
Como chegamos perto do horário do almoço, e como ficaríamos apenas duas noites em Sorrento, decidimos ir para Positano no mesmo dia. Pegamos o carro e foi um pouco mais de meia hora para chegarmos lá. Descemos as ruazinhas de Positano com o carro e fomos vendo o estacionamento mais próximo da parte que só entram pedestres, para que minha mãe e minha sogra não andassem tanto, e já pensando na subida.... Acabamos de descer a ruazinha a pé até chegarmos na praia e o famoso cartão postal de Positano. Uma graça de cidade com suas casas coloridas, lojinhas com produtos típicos, muitos com desenhos de limão siciliano e muito limonccelo.

Mais uma vez, passamos por paisagens maravilhosas para chegarmos a Positano...
Estrada para Positano
Positano
E aproveitamos para almoçar na beira da praia em Positano, o restaurante L'Incanto. Uma pasta com frutos do mar deliciosa...
Restaurante L'Incanto - Positano
Depois do almoço, andamos mais um pouco pelas ruazinhas de Positano, vimos as lojinhas com produtos típicos, obras de arte e jóias. Pegamos o carro e voltamos para Sorrento no final da tarde. Mas antes, compramos uma pintura linda em Positano... Em todas as viagens, gostamos de trazer alguma lembrança para que sempre possamos recordar dos momentos passados.
Pintura de Positano
Como sabíamos que o famoso tenor Lucio Dalla passava muito tempo em Sorrento e sempre se hospedava no luxuoso Grand Hotel Excelsior Vittoria, decidimos ir conhecer o hotel e jantamos em um dos restaurantes, o L'Orangerie Poolside Restaurant. Um lugar extremamente agradável e pedimos um prato com frutos do mar que estava delicioso.
Restaurante dentro do Grand Hotel Excelsior Vittoria
No dia seguinte levantamos cedo, e por volta de 9h15 já estávamos no porto para pegarmos uma balsa, e fazermos a travessia para Capri e Ana Capri. Compramos os tickets na hora e, como o barco é bem grande, pudemos escolher o horário da ida e da volta. É possível comprar com antecedência pela internet, mas preferimos comprar na hora para que pudéssemos fazer no nosso ritmo, sem correria.

Foram 20 minutos de travessia, e chegamos em Capri!
Capri
Logo que chegamos, procuramos comprar o passeio que vai com outro barco para a Grotta Azzurra. Mas infelizmente o mar estava muito bravo, e não estavam fazendo este passeio.

Assim, pegamos um funicular que nos levou até a parte alta de Capri.
EUR2,00 por trecho e compramos para a ida e volta
Funicular para parte alta de Capri
Chegando na parte alta de Capri, encontramos La Piazzetta, com vários barzinhos com suas mesas e cadeiras de vime, a torre do relógio e várias lojinhas. Um lugar super charmoso e que eu poderia passar horas caminhando e passeando por tudo aquilo, muitas lojas luxuosas, tudo muito lindo.

Mas como queríamos conhecer mais da ilha, procuramos um táxi que presta este tipo de serviço para os turistas. São táxis conversíveis e que acomodam até 7 pessoas. Caminhamos até um táxi que estava estacionado com o motorista e perguntamos quanto custava o passeio, e o motorista com toda grosseria do mundo falou que o táxi do lado dele era o próximo da fila, e que eu perguntasse a ele. Porém, o motorista do taxi ao lado não estava ali, esperamos alguns minutos e nada dele chegar. Então fui novamente ao taxista que estava lá para perguntar se ele sabia onde eu poderia encontrar o motorista que seria o próximo da fila, e levei nova resposta grosseira. Quando estávamos desistindo e procurando outra alternativa, o motorista apareceu, e este foi bem mais simpático. Falou que custava EUR20 por pessoa, perguntei se ele faria um desconto por estarmos em 6 pessoas, e ele disse que, se não gostássemos do passeio, poderíamos pagar EUR100 no total. E, no fim pagamos EUR120, mas valeu cada centavo pago, um passeio incrível pelas ruazinhas curvas de Capri, visitando os principais pontos turísticos e com paradas para fotos e, além disso, um motorista simpático que nos explicou diversas coisas sobre Capri.
Capri
Primeira parada, local com vista para os Faraglioni, os três picos de rocha, um unido à Ilha e outros dois bem próximos. Cada Faraglione tem um nome, o primeiro unido à terra se chama Faraglione di Terra, o segundo Faraglione di Mezzo e o mais distante, Faraglione di Fuori ou Scopolo.
Faraglioni - Capri
No Faraglione di Mezzo se abre um arco, onde barcos podem passar, dependendo das condições do mar e, se estiver com seu amor, tem que dar um beijo enquanto estiver passando para dar sorte... E no Faraglione di Fuori vive o lagarto azul, único lugar no mundo onde se encontra este lagarto. Não pudemos ver, mas segue foto dele...
Lagarto azul - Capri Fonte: www.capri.com
O segundo ponto de parada foi no Hotel Caesar Augustus. Pense num lugar luxuoso, lindo, com vista maravilhosa para a Baía de Nápoles e Costa Amalfitana, com muita história e muito especial, é este hotel! Passamos pela recepção e fomos até a área externa que tem uma vista de tirar o fôlego do mar. Nesta área também encontramos diversas obras de arte que me apaixonei, além de uma estátua enorme de Caesar Augustus. Há centenas de anos, este lugar era uma casa privada, um retiro para artistas e intelectuais e foi transformado em hotel em 1940.
E o terceiro ponto de parada foi em Anacapri, na Villa di Camecuta, que foi uma das doze casas romanas do imperador Tibério. Hoje tem apenas ruínas, pois foi destruída durante a erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.c., e depois por diversas invasões de piratas. A Villa ocupava uma vasta área,  e supostamente tinha uma passagem para o mar. A parte que podemos ver foi escavada entre 1937 e 1948 por Amadeo Maiuri.
Por fim, passamos, mas não paramos, bem ao sul da Ilha,  no Farol Punta Carena, um farol de 1866, e ainda ativo na Ilha de Capri, sendo um dos mais importantes do mar Tirreno, e é o segundo da Itália na capacidade de iluminar, apenas atrás do de Genova. Dizem que perto do Farol Punta Carena pode-se ver o mais bonito por do sol da Ilha de Capri.
Farol Punta Carena - Anacapri
Depois disso, começamos a voltar para o centro de Capri, mas antes passamos pelo centro de Anacapri, passamos novamente pela estrada com muitas curvas, onde passamos muito perto de outros carros ou das montanhas. Finalizamos o passeio no mesmo local que começamos, um passeio incrível que fez a diferença em nossa visita à Ilha de Capri.

Não poderíamos ir embora de Capri sem comer a famosa Salada Caprese e tomar o sorvete que fazem a casquinha na hora. Que cheiro delicioso destas casquinhas! E tivemos que correr... pois nossa balsa de volta a Sorrento partia às 13h55...

Mas deu tudo certo!

Na volta de Capri, ficamos no centrinho de Sorrento para visitar as lojinhas, a feirinha com produtos locais e tomamos suco de romã. Delicioso!
Centro de Sorrento
Centro de Sorrento - Suco de romãs
E à noite ainda fomos comer uma pizza na centrinho...

No dia seguinte, acordamos cedo, tomamos café da manhã, tiramos mais algumas fotos e partimos destino a Roma.
Sou apaixonada por esta área da Itália, tem muita história, mas ao mesmo tempo tem muito charme, vistas maravilhosas, tudo muito preparado para o conforto e tranquilidade do turista.

#costaamalfitana #sorrento #positano #capri #anacapri #hotelambasciatori #hotelcaesaraugustus