Itália - Roma

Roma, a cidade eterna! Pesquisando, descobri que Roma é chamada assim desde a Roma antiga porque os Romanos acreditavam que Roma nunca deixaria de existir, independentemente do que viesse a acontecer, como guerras, colapsos, queda de império, invasões,... E realmente Roma já passou por tantas coisas e continua lá, com tanta história, tantos monumentos e tanta agitação.

Chegando a Roma, a realidade de nossa viagem mudou completamente. Primeira coisa que fizemos foi devolver o carro alugado, pois o trânsito em Roma é terrível, uma loucura nada organizada. Assim, como já sabíamos desta loucura, preferimos fazer tudo a pé ou de táxi. E, pensando nisso, a decisão por onde ficar em Roma foi tomada pensando no lugar que poderíamos fazer muita coisa caminhando. O local que decidimos ficar foi próximo ao Pantheon. 

Procurando no site booking.com, acabei alugando um apartamento bem próximo ao Pantheon, num prédio bem antigo, mas com instalações bem confortáveis. O apto estava muito limpo e o dono do apto muito disponível para atender a tudo o que precisávamos. O nome do apto é Rinidia - Roma Centro. Gostamos também da opção de ser apartamento, pois ficaríamos todos juntos e poderíamos fazer algumas refeições no próprio apto. Tem um Carrefour express bem próximo ao apartamento onde compramos água, frios, pãezinhos, vinho, leite,...
Rinidia (Porta grande á esquerda)
Como chegamos antes do horário que poderíamos entrar no apto, pedimos se poderíamos deixar as malas, e o dono do apto nos autorizou. Fomos no apto e tinha um rapaz fazendo a limpeza, ele nos recebeu, deixamos as malas e ele nos entregou as chaves do apto e da porta de entrada. Nos explicou os detalhes do apto e fomos passear para retornarmos apenas mais tarde.

O primeiro lugar que fomos foi o Campo de Fiori. Construido em 1456 pelo Papa Calixto III e tinha ali um campo de flores. Ali aconteceram execuções publicas e tem uma estátua de Giordano Bruno, um filósofo queimado em 1600, acusado de heresia. Atualmente tem um mercado diário que funciona até as 13h com alimentos, flores e produtos variados. Foi num restaurante nesta praça que almoçamos. Depois pegamos um táxi e fomos para a Fontana di Trevi.
Fontana di Trevi
Construída no século XVIII, a Fontana di Trevi é uma das obras mais visitadas de Roma. Ela é parte da fachada do Palazzo Poli. No meio tem a estátua de Netuno (Deus do Mar), ele que rege o mar e está sobre uma concha que faz as vezes de uma carruagem, sendo puxada por cavalos marinhos, liderada por dois tritões. Os dois cavalos, um calmo e um selvagem, representam os dois estados do mar. O tema da Fontana di Trevi é as forças da natureza que ameaçam o homem e seu trabalho.
Esta é a maior fonte de Roma e diz a lenda que quem virar de costas para a fonte e jogar uma moeda, retornará a Roma. Com certeza todos nós deixamos moedinhas por lá...

E mais duas curiosidades sobre a Fontana di Trevi...

1. Ela é feita de mármore e tem quase 300 anos de idade. A tradição de atirar uma moeda em suas águas ficou famosa após o sucesso da comédia romântica A Fonte dos Desejos, de 1954. A musica do filme era cantada por Frank Sinatra e chama-se Three Coins in a Fountain (Três moedas em uma Fonte, em inglês).

2. O dinheiro recolhido na fonte, o equivalente a 1,5 milhão de euros anuais, é recolhido e doado à Caritas, uma rede de organizações humanitárias da Igreja Católica. Houve, nos últimos anos, uma reivindicação da Prefeita de Roma, dizendo que o dinheiro deveria ser revertido para a infraestrutura da cidade. Mas após muito protesto, principalmente da Igreja Católica, dizendo que os mais pobres seriam atingidos, a prefeita reconsiderou sua posição e manteve a doação para a Cáritas.

No dia seguinte, acordamos e fomos para o Colosseo. Deixamos para comprar os ingressos na hora, mas pegamos uma fila bem grande, mesmo chegando por volta de 8h30. Com certeza vale muito a pena comprar pela internet, a fila é bem menor. Menores de 18 anos não pagam e adultos pagam EUR12,00 podendo visitar o Colosseo, o Foro Romano e o Palatino.
Ingressos - O primeiro é para menor de 18 anos (gratuito) e o segundo para 5 pessoas (12 euros por pessoa)
O Colosseo, também conhecido por Anfiteatro Flávio - de Flávio Vespasiano,  impressiona por seu tamanho, por seus detalhes e por imaginarmos o que acontecia ali. Ele começou a ser construído em 72 d.C. pelo imperador Vespasiano e foi finalizado 8 anos mais tarde por seu filho Tito. Tinha capacidade para cerca de 80.000 pessoas, as quais eram separadas por suas classes sociais, e a finalidade era o entretenimento do povo. Apenas em 404 d.C. os espetáculos com morte de homens foi proibido. Estima-se que 500 mil pessoas e 1 milhão de animais foram mortos lá.
Colosseo
Colosseo
Colosseo
Colosseo
Colosseo
Colosseo - vista interna
Colosseo - vista interna
Colosseo - vista interna
Colosseo - vista interna
Colosseo - vista interna
A sensação de andar pelos corredores do Colosseo é de viver novamente a história, ver e sentir a euforia que as pessoas sentiram há tantos anos atrás, é ficar chocado em saber o que acontecia ali, com tantas e tantas mortes cruéis. Mas ao mesmo tempo, ficar maravilhada em ver a grandiosidade da construção, os detalhes e a beleza de seus arcos e tantas peças de arte. Este é um dos lugares de Roma que, apesar de guerras e destruição, continua lá para ajudar a contar a história desta cidade. Para mim, é o monumento que mais me toca, me emociona, e eu conseguiria passar horas só olhando e pensando sobre a importância e o que foi esta construção no momento que foi feita. Como Roma era poderosa naquela época e demonstrava através de seus monumentos este poder. 

Saindo do Colosseo, fomos para o Foro Romano. É uma caminhada rápida, mas tinha uma fila grande para entrar. O mesmo ingresso do Colosseo, dá direito a visitar o Foro Romano e Paladino também. O local que encontra-se o Foro Romano, originalmente era coberto por um pântano. Foi no século VII A.C que começou a tomar forma. A idéia era que fosse o centro da vida pública para mais um milênio. Os vários monumentos foram sendo construídos durante os séculos, primeiramente para atividades politicas, religiosas e comerciais, depois durante o século II A.C, usado para atividades judiciais. E já no final da republica, se tornou insuficiente para servir como centro administrativo e e representativo da cidade. 

Os seguintes imperadores só construíram monumentos de prestigio, dedicados a  memória de imperadores e suas vitórias. Alguns séculos depois, monumentos foram transformados em Igrejas. Juntamente com o Colosseo, o Foro Romano mostra a grandiosidade do Império Romano.
Depois do fim do Império Romano, acabou caindo no esquecimento e apenas no século XX que foram feitas as escavações. 
Foro Romano
Foro Romano - Arco de Tito
Foro Romano - Templo de Antonino e Faustina
Foro Romano
Foro Romano
Foro Romano
Foro Romano
Foro Romano
Foro Romano
Foro Romano
Foro Romano
Foro Romano
Realmente eu não sei o nome de todos os monumentos pois estava um calor muito forte, ja tínhamos andado muito e fizemos rapidamente o Foro Romano.

E finalmente o Monte Palatino, foi onde, de acordo com a mitologia romana, Romulo e Remo, os irmãos armamentados pela loba, nasceram. Diz a lenda que Romulo matou Remo e depois fundou Roma.

Voltando para as proximidades de nosso apartamento, visitamos o Pantheon. Encomendado por Marco Vipsânio Agripa durante o reinado do imperador Augusto (27 A.C. - 14 A.C.). Sua planta é circular com um pórtico de grandes colunas coríntias de granito, suportando um frontão. Dentro tem uma enorme cúpula, sendo a maior cúpula de concreto não reforçado do mundo, mesmo 2000 anos depois. É uma das mais bem preservadas estruturas da Roma antiga e permaneceu em uso durante toda sua história.
Pantheon e a Piazza della Rotonda
Pantheon
Pantheon
Pantheon - Altar
Pantheon - Cúpula
Pantheon - Cúpula
Pantheon
Pantheon 
Novo dia, levantamos bem cedo e fomos para o Vaticano. Decidimos nao ir ao museu do Vaticano, visitamos apenas a Praça de São Pedro e a Basílica de São Pedro.
Vaticano é o menor país da Europa e centro da Igreja Católica. São 0,44 km2 e vivem menos de 1.000 pessoas.
Vaticano é formado:

1. Praça de São Pedro - construída entre 1656 e 1667, realizada por Bernini com apoio do Papa Alexandre XII. Sao 284 colunas, 88 pilastras e 140 estatuas de Santos. 

2. Basílica de São Pedro - Construída entre 1506 a 1626 e leva o nome do primeiro Papa Pedro, que esta inclusive enterrado lá. tem obras de arte como La Pietá de Michelangelo e a estátua de São Pedro em seu trono.

3. Museus do Vaticano - Milhares de obras da Igreja Católica 

4. Capela Sistina - Um dos maiores tesouros do Vaticano, templo onde os Papas sãoescolhidos e coroados. Construída entre 1473 e 1481, o teto foi pintado por Michelangelo, e levou 4 anos para pintar a abóbada (1508 a 1512)
Praça de São Pedro
Praça de São Pedro
Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro
Praça de São Pedro
Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro - La Pietà di Michellangelo
Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro 
Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro
Saindo do Vaticano, fomos caminhando até o Castelo Sant'Angelo, que foi construído a partir de 135 sob ordem do Imperador Adriano, que pretendia utilizar como mausoléu para ele e sua família. Terminou em 139.
No ano 590, o Papa Gregório I, teve uma visão do Arcanjo Miguel no topo do Castelo anunciando o fim da epidemia da peste, que devastava a cidade. Como lembrança deste sonho, tem uma imagem de Arcanjo Miguel no topo do Castelo.
Em 1277 foi construído um corredor fortificado que o conecta à cidade do Vaticano, para que o Papa pudesse escapar se estivesse em perigo.
Castel Sant' Angelo
Castel Sant' Angelo - vista da ponte
Castel Sant' Angelo - vista da ponte
E assim terminou nosso passeio a Roma e à Italia. No dia seguinte embarcamos de volta ao Brasil. 
Esta viagem foi cheia de grandes emoções, muita realização por poder levar minha mãe e sogra para visitarem este país que remete a nossas origens, muita história sendo vivenciada de perto através de seus monumentos, muita agitação em Roma e muita beleza natural.
Roma foi um caso a parte nesta viagem, pois sentimos um tratamento não muito adequado ao turista por parte principalmente dos taxistas. Notávamos nitidamente que estávamos sendo enganados através de voltas maiores ou taxímetro que não foi zerado no início de nossa corrida.
Por outro lado, nos outros destinos, ficou evidente o tratamento e as gentilezas deste povo, que muitas vezes é grosso, estabanado, mas que tem um coração de ouro.

A Itália é muito linda e um país que tem que ser visitado.

#italia #roma #colosseo #fororomano #vaticano #pracadesaopedro #basilicadesaopedro #vn10







Nenhum comentário:

Postar um comentário