Estados Unidos - Rota 66

Chegamos no aeroporto de Las Vegas por volta de 10h45. Eu ja tinha reservado um carro na Hertz, então pegamos um ônibus no aeroporto que nos levou até um lugar onde ficam todas as empresas de aluguel de carro. Ficam fora do aeroporto e precisa pegar um ônibus, pois fica um pouco distante.

Nos Estados Unidos, sempre dá super certo o aluguel de carro, alugamos um Suburban da chevrolet,  e pegamos a estrada com destino a Williams, 350 Km distante de Las Vegas. Mas a estrada é excelente (I-40) e o carro muito confortável, assim rendeu bastante a viagem e logo chegamos.
Carro alugado em Las Vegas - Suburban
Carro alugado em Las Vegas - Suburban 
Carro alugado em Las Vegas - Suburban
Estrada para Williams 
Estrada para Williams 
Mas por que escolhemos a cidade de Williams? Eu tinha visto na internet um passeio de trem que ia de Williams até a margem sul do Rio Colorado, dentro do Grand Canyon national park, chamado South Rim. Me interessei muito, pois sempre quisemos conhecer esta parte do Grand Canyon, e ainda conciliar com um passeio de trem, seria perfeito! O site que oferece este passeio é Grand Canyon Railway & Hotel. Notei que eles tinham um pacote de 3 dias e 2 noites, incluindo o hotel, refeições e o passeio de trem, assim, fechamos este pacote.

Pacote de hotel + trem para visitar South Rim - Grand Canyon
Hotel que ficamos em Williams
Lobby do hotel que ficamos em Williams
Lobby do hotel que ficamos em Williams
Pegamos dois quartos Deluxe com duas camas queen cada um, e no nosso caso, tinha uma porta interligando os quartos. Eram simples, mas muito limpos e confortáveis.
Quarto do Hotel em Williams
Quarto do Hotel em Williams
Banheiro do Hotel em Williams
A hotel fica bem ao lado da estação de trem, tudo muito bem cuidado, muito bonito, tanto a área interna como a área externa, e o restaurante das refeições inclusas no pacote, ficava a poucos passos do hotel. No momento que fizemos o check-in, nos informaram que teríamos que pegar os vouchers na estação de trem. Assim, deixamos as malas nos quartos e fomos andando para a estação de trem, onde pegamos todos os vouchers para nossa estadia, tanto das refeições como também do trem. E os vouchers tinham que ser apresentados em cada utilização.
Área externa do Hotel - Williams
Área externa do Hotel - Williams
Estação de trem ao lado do hotel - Williams
Vouchers para as refeições e passeio de trem
No hotel tinha um pub, muito gostoso para passar um tempo bebendo alguma coisa, pois o frio estava bem forte....
Pub do Hotel em Williams
Posso falar com certeza que este foi o ponto alto de nossa viagem. A cidade Williams é uma graça!!! Estava muito frio, chegou a -3o C, várias lojas e restaurantes estavam fechados, mas mesmo assim, com o que estava aberto, adoramos a cidade.
Temperatura na primeira noite de Williams
Na primeira noite, decidimos por não jantar no hotel, pois era sistema self service e gostaríamos de comer em algum lugar típico da cidade. Fomos caminhando até o centrinho, entramos em algumas lojinhas que estavam abertas, com produtos muito legais. Adoramos e compramos várias lembranças.
Depois pegamos o carro e fomos jantar no Grand Canyon Brewing Company, uma cervejaria com vários tipos de cerveja e vários pratos diferentes. Ambiente muito gostoso e bem típico. Como é época de baixa temporada lá, notamos que tinham poucas pessoas para atender, mas isso não foi problema, pois quando vieram nos atender, deram muita atencão. Valeu muito a pena!!! 
Grand Canyon Brewing Company - Williams
Grand Canyon Brewing Company - Williams
Grand Canyon Brewing Company - Williams
Grand Canyon Brewing Company - Williams
Grand Canyon Brewing Company - Williams
Dormimos quentinhos e no dia seguinte tínhamos que acordar bem cedo pois teríamos o passeio de trem, e a saída era às 8h30. E um pouco antes teria um showzinho de bang bang numa lateral do hotel. Foi algo em torno de 20 minutos, bem típico, e foi interessante. Saindo de lá, caminhamos em direção ao vagão que, no nosso caso, chamava-se Kokopelli. Compramos os assentos na parte superior do trem (Observation Dome), pois a vista era mais bonita, e valeu a pena. Subimos as escadinhas e nossos assentos eram bem na frente, então o visual era muito bonito tanto na frente, como na lateral.
Área externa do hotel bem cedo
Área externa do hotel bem cedo
Área externa do hotel bem cedo
Show Bang Bang antes do passeio de trem
Vagão do trem Kokopelli com o Observation Dome
Escada para os assentos do Observation Dome
Observation Dome
Observation Dome
Para estes assentos, tinham disponíveis frutas, biscoitos, café, chocolate quente e suco. Mas você pode pedir algumas outras coisas e pagar a parte. Tem uma pessoa que passa conversando com os passageiros e oferecendo. O percurso de Williams até o Canyon foi de 2h e 15 minutos, mas é um trajeto bonito, tivemos música típica, assim passou muito rápido. 
Biscoitos e chocolate quente durante o percurso
Pode pedir a parte vinhos e outras coisas
Este passeio de trem foi feito pela primeira vez em 17 de setembro de 1901, mas não existia estrutura alguma para receber turistas em South Rim. Em 1905 o El Tovar, um dos grandes hotéis históricos dos Estados Unidos foi inaugurado e ficou conhecido por suas acomodações luxuosas, restaurante, shopping e visão espetacular de cada janela de seus quartos. Até 1926 toda água utilizada na vila era levada pelo trem e o trem era utilizado também para o transporte dos produtos de fazendeiros e lenhadores .
Em 1968 a Grand Canyon Railway parou com seus serviços até o Grand Canyon devido ao aumento de popularidade dos automóveis e as estradas que foram construídas.  Apenas em Setembro de 1989, 88 anos após o primeiro trem para passageiros ao Grand Canyon, o serviço para passageiros foi aberto novamente. Neste mesmo ano a Grand Canyon Railway iniciou um trabalho de reconstrução de trilhos decadentes e restauração dos depósitos nos dois extremos da linha. 

Quando você faz a reserva do pacote, você tem que escolher o tipo de assento do tem que quer ir, no nosso caso Observation Dome, e, se chegando no Canyon, você quer fazer um passeio de ônibus que nos leva a lugares que nem os carros chegam. Se você optar por fazer o passeio de ônibus, você pode escolher com almoço ou sem almoço. No nosso caso, preferimos sem almoço para que pudéssemos escolher o lugar e o que iriamos comer. Se escolher com almoço, o restaurante é o melhor do local, mas o sistema é self service. Existe a opção de não fazer o tour de ônibus, mas as distâncias são grandes para serem feitas a pé, almoçar e retornar a tempo de pegar o trem da volta. O horário de retorno do trem para Williams era às 14h30.

Então, chegando na estação de trem que fica na Vila Histórica do Grand Canyon, saímos do trem e o ônibus estava nos esperando para nosso passeio.
Mapa de todo o local e pontos a serem visitados
Passeio de ônibus - South Rim

Este tour de ônibus dura aproximadamente 1h e 30 minutos e tem um guia que acompanha. Faz algumas paradas durante o tour em lugares impressionantes, onde ficamos extasiados com tamanha beleza dos canyons. Vimos também alguns animais durante o trajeto. Na minha opinião, ter feito este tour nos levou a lugares que não conseguiríamos ter ido a pé com o tempo disponível até o retorno do trem.

Estava um dia lindo, aberto, mas muito frio. Fomos muito bem agasalhados.
Animais selvagens
Animais selvagens
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim 
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim 
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim 
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim 
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Cientistas acreditam que o Grand Canyon foi formado há 5 ou 6 milhões de anos atrás, quando o Rio Colorado começou a cortar um canal através das camadas das rochas. Os primeiros europeus que encontraram o Grand Canyon, foram os espanhóis em 1540. Em 1919 tornou-se oficialmente um Parque Nacional dos Estados Unidos.

É localizado na parte norte do estado do Arizona, mede mais de 430 Km de comprimento, 29 Km de largura e quase 2 Km de profundidade, tornando-o um dos maiores canyons do mundo.
Foto: https://grandcanyon.com/planning/which-rim-of-grand-canyon-is-best/
Existem 4 partes no Grand Canyon:
(fonte: https://grandcanyon.com/planning/which-rim-of-grand-canyon-is-best/)

- North Rim - muito menos popular, aberta apenas de maio a outubro devido ao rigoroso inverno e neve. Recebe apenas 1/10 dos visitantes de South Rim. A área de visitação é bem menor que South Rim.

- South Rim - mais popular devido a suas vistas maravilhosas e pela estrutura aos visitantes e atividades para famílias. 

- Leste - onde está o Little Colorado River Tribal Park e a vista da Ferradura.
Ferradura
Foto: 
https://grandcanyon.com/planning/which-rim-of-grand-canyon-is-best/
- Oeste - parte mais próxima a Las Vegas e onde encontra-se o Grand Canyon Skywalk, uma estrutura sobre o Canyon com piso de vidro. É possível fazer um passeio vindo de Las Vegas de carro, ônibus ou helicóptero.

Desta vez fizemos apenas a visita a South Rim, o que foi um passeio maravilhoso, com vistas realmente inesquecíveis. Tinha uma excelente estrutura para os turistas e vários lugares para visitar. Uma coisa que eu faria diferente se fosse novamente, seria ficar um dia a mais para dormir dentro do Grand Canyon National Park, e ter mais tempo para andar e visitar todos os pontos de interesse. Seria o pacote de 4 dias e 3 noites, sendo 1 noite no parque. 

Voltamos para o hotel, jantamos e fomos dormir. No dia seguinte, acordamos cedo, tomamos café e pegamos estrada logo cedo, pois queríamos fazer um trecho da Rota 66 para irmos para Las Vegas. Aproveitamos para tirar mais algumas fotos e quando fomos pegar o carro, estava tão frio, que o carro estava coberto de gelo.
Trem em exposição ao lado do Hotel - Shay No 5
Descrição do trem em exposição 
Área externa do hotel com gelo
Trem em exposição ao lado do hotel
Trem em exposição ao lado do hotel
Carro coberto por gelo ao amanhecer
Carro coberto por gelo ao amanhecer
Assim, pegamos a estrada I-40 rumo a Seligman, uma cidade pequena, conhecida como "Local do Nascimento da Histórica Rota 66", isso devido aos esforços de moradores da cidade em convencer o estado do Arizona a dedicar à Rota 66 denominação de uma rodovia histórica, trazendo um interesse mundial à Rota 66 e a representação de um local à moda antiga.
Além disso, Seligman é conhecida por ter servido de inspiração ao desenho "Carros", produzido pelos estúdios Pixar, para a criação da cidade Radiator Springs.
Estrada I-40 para Seligman
Seligman à esquerda e Rota 66 à direita
Seligman que inspirou "Carros"
Seligman que inspirou "Carros"
Seligman que inspirou "Carros"
Seligman que inspirou "Carros"
Seligman que inspirou "Carros"
Seligman que inspirou "Carros"
Seligman que inspirou "Carros"
Seligman que inspirou "Carros"
Passamos por Seligman, tiramos muitas fotos e entramos em algumas lojinhas onde compramos coisas da Rota 66.
Elvis dentro de uma das lojinhas em Seligman
Uma das lojinhas que entramos em Seligman
Saindo de Seligman, finalmente entramos na Rota 66 rumo a Kingman, conhecida como "Coração da Rota 66", uma cidade bem maior e com vários pontos turísticos. Nós paramos apenas no Kingman Visitor Center, onde é possível ter informações sobre a área, suas atrações e sugestões de viagem. Nós queríamos visitar uma cidade fantasma, mas que não nos tirasse do caminho para Las Vegas, e foi lá que peguei informações....
Rota 66
Rota 66
Rota 66
Kingman Visitor Center
Um dos pontos turísticos da Rota 66 - Mr. D'z Route 66 diner
Símbolo da Rota 66 em Kingman
Kingman Visitor Center - entrada
Kingman Visitor Center - parte interna
Do outro lado da rua - Trem em exposição
Trem de 1928 em exposição em Kingman
Trem de 1928 em exposição em Kingman
Trem de 1928 em exposição em Kingman
Como eu disse anteriormente, pegamos a informação para visitarmos uma cidade fantasma que ficasse no caminho para Las Vegas. Eu tinha pesquisado sobre Nelson Ghost Town, mas desviaria muito de nosso trajeto, assim, fomos para Chloride. Neste trajeto, ja pegamos a estrada I-40 novamente.
Esta cidade foi um campo de mineração de prata no Condado de Mohave, fundada em 1863, e a mineração generalizou em 1870, após um acordo assinado com os índios Hualapai. A cidade chegou a ter 5.000 habitantes, mas em 1914 caiu para 2.000 e em 1944 era quase uma cidade fantasma.  Ela é considerada a mais antiga cidade mineira que continua habitada no estado. Realmente tem uma parte fantasma, mas algo bem simples e bem longe do que esperávamos ver. 
Chloride - Cidade fantasma
Chloride - Cidade fantasma
Chloride - Cidade fantasma
Chloride - Cidade fantasma
Chloride - Cidade fantasma
Chloride - Cidade fantasma
Chloride - Cidade fantasma
Chloride - Cidade fantasma
Perto desta área fantasma, tem algumas casas e alguns lugares comerciais.
Chloride - Cidade fantasma
Chloride - Cidade fantasma
Saindo desta cidade, pegamos a estrada I-40 para Las Vegas, que seria nossa próxima parada. Ainda poderíamos ter parado na Represa Hoover, que era caminho, mas estávamos cansados e querendo chegar logo em Las Vegas.


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