Sudeste Asiático - Navio Voyager of the Seas - Vietnam

O segundo destino que fizemos com o navio Voyager of the Seas foi o Vietnam. Foram três paradas neste país, porto Phu My, próximo a Ho Chin Minh city, Nha Trang e porto Chan May, próximo a Hue / Danang. E entrar neste país nos remeteu a outro mundo, a outra realidade. Já conhecia lugares diferentes e surpreendentes, mas Vietnam tem algo diferente, começando pela energia, pelas expressões de cada rosto que vimos das pessoas, as construções, os animais,... enfim, tudo foi intrigante no sentido de o que levou a serem assim. Mais uma vez, busquei em minhas pesquisas, estudar um pouco sobre este país e fiquei realmente fascinada com as respostas....

Vietnam é um país do sudeste asiático, ocupa a parte leste e sul da península da Indochina, com o Mar da China Meridional ao longo de toda sua costa. A China está ao norte, Laos e Camboja estão a oeste. Fica entre a Índia e a China, que são regiões de povoamento muito antigo, e que influenciaram toda a região, incluindo o Vietnam. O povo vietnamita acabou sendo a mistura de muitos povos da região. Passou por muitas dinastias desde 2.879AC. Em 111AC, o exército chinês chegou no Vietnam e dominou o território por mais de 1000 anos, influenciando muito a cultura do povo vietnamita. Em 939DC, o Vietnam conseguiu sua independência da China.

No século XIX, tornou-se uma colônia francesa e após a guerra entre a França e o Vietnam, em 1954 os franceses foram derrotados e reconheceram a independência do Vietnam. Após a vitória do Vietnam sobre a França na primeira Guerra da Indochina, que terminou em 1954, a nação foi dividida temporariamente em dois estados rivais, o norte comunista e o sul anti-comunista. Essa divisão teria data para terminar, com eleições nacionais, mas tais eleições nunca ocorreram. Os conflitos se intensificaram na Guerra do Vietnam que recebeu grande intervenção dos Estados Unidos como suporte ao sul do Vietnam e que terminou com a vitória do Norte em 1975.

A sua capital é Hanoi, mas a cidade mais populosa e hub comercial é Ho Chin Minh city, ou mais conhecida como Saigon.

Depois da reunificação do Norte e Sul do Vietnam como um estado comunista e sob a condução de um governo unitário socialista em 1976, o país tornou-se isolado econômica e politicamente até 1986, quando o partido comunista iniciou uma série de reformas econômicas e politicas, que facilitaram a integração do Vietnam na política e economia mundiais.

Como resultado do sucesso das reformas, o Vietnam começou seu crescimento, apesar de enfrentar grandes desafios, incluindo a pobreza, corrupção, perseguições religiosas,... Até 2010, Vietnam já tinha estabelecido relação diplomática com 178 países.

Um país que desde sempre esteve em guerra, tanto para conseguir sua independência como também para conseguir sua unificação. Esteve sempre no meio de muitos interesses externos, outros países sempre presentes no país, buscando apenas a luta por seus próprios interesses. E, a partir do momento que houve a unificação, tornou-se 100% comunista, começou a se organizar e buscar seu crescimento. Atualmente é uma republica socialista. Então, apenas na história recente este país está conseguindo seu maior desenvolvimento.

E tudo isso reflete na cultura, nas pessoas, nos costumes e em tudo que vimos neste país, é como se as cicatrizes tivessem fortalecido este povo.

Consegui muita informação no youtube no canal ReVisão, que explica de forma simples toda a história do Vietnam.

A primeira parada do navio foi no porto Phu My, que fica a 68km de distância de Ho Chi Minh city. Compramos uma excursão para visitarmos Cu Chi tunnels, um complexo de túneis que os soldados Viet Cong moravam e guardavam os suprimentos durante a guerra do Vietnam. 

No ônibus percebemos a quantidade de motos que existem nas ruas, impressiona!!! Totalmente de forma desorganizada, temos a impressão que muitos acidentes devem ocorrer, pois cortam a frente dos carros, ficam muito próximas do ônibus e quase que uma passa por cima da outra. E transportam tudo nas motos!!! Mesmo objetos grandes,  crianças pequenas,...

Muitas motos nas ruas de Ho Chi Minh city

Muitas motos nas ruas de Ho Chi Minh city

Muitas motos nas ruas de Ho Chi Minh city

Muitas motos nas ruas de Ho Chi Minh city

Ho Chi Minh city

Ho Chi Minh City

Em viagem acredito que temos que conhecer as coisas boas e as realidades que ocorreram na história, mas que não foram nada boas. Decidimos visitar Cu Chi Tunnels, um lugar próximo a Ho Chi Minh city, no distrito de Cu Chi, onde foi desenvolvido um sistema estratégico de túneis, construídos a partir de 1948 em um lugar onde o terreno era favorável, sólido e difícil de desmoronar, com uma floresta que se estendia por mais de 100 hectares e perto do Rio Saigon, onde os soldados Viet Cong poderiam, numa emergência, fugir pelo rio. 

A escavação dos túneis acabou prosperando cada vez mais, pois era uma estratégia que dava certo, assim, velhos e jovens, meninos e meninas participavam com entusiamo na construção dos túneis, apesar das ferramentas primitivas que tinham e da dificuldade de transporte da terra retirada e que teria que ser despejada em local para manterem em segredo os túneis.

No final, são 250Km de túneis que se espalham como teias de aranha no subsolo, com trincheiras, docas, locais de combate, túneis para comer, dormir, reuniões, atividades militares, armazenamento de alimentos, poços de agua, fogões,...

É um local de grande orgulho do povo vietnamita, e dizem que apenas quem conhece e entra nos túneis, pode entender como um país pequeno como o Vietnam, conseguiu vencer o inimigo, um país grande e mais rido do mundo. Conseguiram conviver 21 anos com um exército muito maior, equipado com armas e meios de guerra modernos a atualizados.

A vida nos túneis era extremamente árdua, e para que as pessoas pudessem lutar por muito tempo, tiveram que se adaptar aos rigores além da resistência humana. Ficar no escuro, apertados no subsolo, os túneis eram molhados e abafados devido à falta de oxigênio e luz apenas com velas ou lanternas. Sempre que uma pessoa desmaiava, era necessário levá-la para uma área externa para recuperar a consciência. Na época das chuvas, o solo tinha mais insetos nocivos e até cobras. Para as mulheres que ali viviam, a vida era ainda mais difícil, pois ter e criar filhos nos túneis era um sofrimento imenso. Nestes túneis, moravam e transitavam centenas de pessoas, e tinha que haver muita organização para não correrem o risco de serem detectados pelo inimigo e atacados.

Na área externa, tem exposto um tanque M41 do Exército dos Estados Unidos que foi pego em uma mina plantada pelos guerrilheiros em 1970, no meio da floresta. Para eles é como um troféu, é o testemunho do fracasso dos militares dos EUA no campo de batalha de Cu Chi, quando tiveram que enfrentar um exército invisível do subsolo.

Mapa da área onde ficam o túneis

Estrutura dos túneis

Parte interna dos túneis

Parte interna dos túneis

Parte interna dos túneis

Parte interna dos túneis
                      
Exposição na parte externa

Exposição na parte externa

Exposição na parte externa

Exposição na parte externa

Entrar na parte interna dos túneis me deu a real sensação do sacrifício que estes soldados e pessoas que moravam no interior dos túneis passavam. Um lugar estreito, sufocante, pouco ar e úmido. Fiquei por poucos minutos e, mesmo não tento claustrofobia, fiquei realmente muito incomodada. 

Considero um lugar que testou de todas as formas os limites da luta pela sobrevivência do humano, foi a busca pela vitória e a crença numa estratégia a qualquer custo.

Com certeza um povo que passou por tudo isso tem que ser diferente, tem no seu DNA a luta pela sobrevivência, a valorização da vida, da sua terra e de suas crenças. Respeito e admiro ainda mais este povo.

Ainda tinham expostos vários tipos de armadilhas que tinham para surpreenderem os inimigos.

Armadilha para surpreender os inimigos

Armadilha para surpreender os inimigos

Armadilha para surpreender os inimigos

Ainda vimos por onde eles entravam nos túneis... espaços pequenos e camuflados.

Espaço para entrada nos túneis 

Espaço para entrada nos túneis 

Ter passado e conhecido esta parte da história deste povo foi realmente impactante para mim. É como se eu estivesse olhando de perto a história e o sofrimento destas pessoas, constatando que tudo aquilo foi real! E que alívio que hoje tudo isso faz parte da história, apesar das cicatrizes e de tantas vidas perdidas. Que este capítulo da história nunca mais s repita. 

Dia seguinte, dia mais leve... ainda Vietnam, Nha Trang. Nha Trang é a praia mais famosa do Vietnam por suas águas cristalinas, muitos coqueiros, areia fininha e clara, além de temperaturas amenas durante todo o ano. Decidimos fazer uma das excursões do navio para Vinpearl, um complexo na ilha Hon Tre que tem um parque aquático, parque de diversões e seis resorts. 

Saindo do navio, um ônibus nos levou até a entrada do teleférico que passa sobre o mar, a rota de teleférico mais longa do mundo, são 3,3 Km de extensão com uma vista muito linda. 

Entrada para o teleférico
      
Vista do teleférico 

Vista do teleférico

Vista do teleférico

No total, foi um passeio de 6 horas, num lugar gigante, com calor insuportável e achamos que não valeu a pena, pelo menos para o nosso perfil de viajante. Caminhamos para conhecer um pouco de tudo aquilo, tudo construído com muito capricho. 

Fomos direto para o parque aquático devido ao calor... Pegamos duas cadeiras de praia, entramos no mar, curtimos a praia, e depois comemos num restaurante ali por perto.

Entrada do Vinpearl 

Entrada do Parque Aquático do Vinpearl

Praia do Vinpearl

Praia do Vinpearl

Praia do Vinpearl

Praia do Vinpearl

Restaurante do Vinpearl

Restaurante do Vinpearl

Lulas grelhadas

Última parada do navio no Vietnam... paramos em Danang, no porto Chan May. Também neste porto, pegamos mais uma excursão do navio, desta vez para a Cidade Imperial Hue.

A Cidade Imperial Hue foi um dos mais importantes centros políticos do país, foi idealizada como uma cópia da Cidade Proibida de Pequim. Foi classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1993.

Gia Long, foi o primeiro imperador da dinastia Nguyen a partir de 1802. Em 1804 seu governo foi reconhecido pela China. A Dinastia Nguyen foi a última dinastia da história do Vietnam, e durou de 1802 a 1945. 

Depois de vários estudos, chegaram a conclusão que Hue seria o melhor lugar para a construção de um novo palácio e cidadela, sendo que a escolha do local foi devido a uma combinação de recursos naturais, com o Rio Perfume e as montanhas protegendo a cidade. As montanhas da esquerda fariam o papel do "Dragão Azul" e as montanhas à direita, o "Tigre Branco", evitando a entrada de espíritos maus.  Em 1804, milhares de trabalhadores foram forçados a construir uma muralha e um fosso com dez quilômetros de extensão.

De 1802 a 1945, a Cidade Imperial Hue foi principal ponto cultural, econômico e politico do Vietnam. São 300 hectares no total e foi completamente planejada. Para entrarmos na cidadela, só atravessando um dos quatro portões, pois a cidade é totalmente cercada por um fosso construído pelo desvio do Rio Perfume.

Apesar desta enorme cidade ter templos, palácios, jardins e residências, a parte mais importante era a Cidade Proibida Púrpura, onde o imperador e seus confidentes mais próximos moravam e trabalhavam.

Por ficar bem no centro do país, dividindo a parte norte que era comunista e a parte sul, com o apoio dos Estados Unidos, sofreu muito durante a guerra do Vietnam.  

A maior parte da cidade foi destruída em bombardeiro norte-americano em 1968. Poucos edifícios da cidade sobreviveram a este bombardeiro, a parte dos Templos budistas é a parte mais bem conservada.

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Cidade Imperial Hue

Assim foi nossa última parada no Vietnam, um país com muita história, muitos conflitos, muita guerra, destruição, mas também um pais com muita garra e com uma força além do normal para suportar tantas adversidades que sua história lhes impôs.

Só tenho a agradecer por ter conhecido um pouco dessa terra e desse povo, que me surpreenderam muito, e posso garantir com certeza que me fez crescer pessoalmente e ver fatos da história com outros olhos.

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