Macau

O desembarque do navio foi em Hong Kong, uma cidade que também queríamos conhecer, mas preferimos ir para Macau antes, e depois finalizar em Hong Kong, pois seria o local onde embarcaríamos para nosso retorno ao Brasil.

Para Hong Kong e Macau não precisava de visto antecipadamente, pois ambas são regiões administrativas especiais, localizadas no sul da China, mas quando descemos do navio, precisamos preencher um formulário que, depois que passávamos pela imigração, tínhamos que manter dentro do passaporte até nossa partida. Apesar de ficarmos apenas pouco tempo em Hong Kong, tivemos que pedir este visto para entrarmos na cidade.

No porto, trocamos um pouco de dinheiro, pois nos avisaram que os taxistas só aceitavam moeda local. Ficamos numa fila bem grande para pegarmos um táxi, pois muitos que desceram do navio também precisavam de taxi. O taxista que pegamos tinha uns 5 celulares e muitos fios bagunçados, e não falava inglês. O rapaz que ajudava com a fila que traduziu o local que iríamos.

De lá, fomos direto para o local onde pegaríamos a balsa para fazermos a travessia até Macau. A empresa que faz a travessia chamava-se Turbojet. Pedimos informações  no local e conseguimos chegar na bilheteria onde compramos o ticket. Antes de partir, passamos pela alfândega, onde tivemos que preencher outro formulário que valia como visto temporário para entrarmos em Macau. Além disso, para as bagagens, tivemos que pagar uma taxa extra. Ficamos bem confusos com os procedimentos, mas perguntando para algumas pessoas, conseguimos resolver tudo, e entrar na sala de espera da balsa.

As balsas partem a cada 20 minutos aproximadamente, e a travessia leva em torno de 50 minutos.

Taxista em Hong Kong

Chegando em Macau, foi muito engraçado ver várias placas escritas em português... Isso porque Macau foi colonizada por portugueses no século XVI, foi o primeiro assentamento europeu no extremo oriente. Em conformidade com um acordo assinado entre a China e Portugal em 13 de abril de 1987, Macau se tornou uma Região administrativa especial da China em 20 de dezembro de 1999. Neste acordo, a China prometeu que dentro de uma fórmula "um país, dois sistemas", a politica e economia da China não seriam impostas a Macau, e Macau teria um certo grau de autonomia em todos os sentidos, com exceção das relações exteriores e defesa para os 50 anos subsequentes.

O nome Macau foi derivado do Templo A-Ma, construído em 1488 e dedicado a Mazu, a deusa dos marinheiros e pescadores, conhecida localmente como "Maa Gok", em português tornou-se Macau.

A bandeira verde com uma flor de lotus sobre uma ponte estilizada e a água em branco, abaixo de um arco de cinco estrelas douradas de cinco pontas: uma grande no centro do arco e duas menores em cada lado. O lotus é o emblema floral de Macau, as três pétalas representam a península e duas ilhas que constituem Macau, as cinco estrelas ecoam as da bandeira chinesa.

Bandeira de Macau - Fonte:
Ilha de Macau e 2 outras ilhas que constituem Macau - Fonte: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/mc.html

Em 2001, Macau abriu a indústria do cassino à concorrência externa, o que atraiu dezenas de milhares de milhões de dólares em investimentos estrangeiros, e isso transformou Macau num dos maiores centros de jogos do mundo. Paralelamente, a China relaxou as restrições de viagens aos cidadãos chineses, o que impulsionou muito o jogo e o turismo de Macau. Atualmente quase 70% de seus turistas e jogadores são chineses.

A principal fonte econômica de Macau é o turismo e os cassinos, e é um mercado em crescimento, assim Macau tenta diversificar a economia para evitar uma forte dependência das receitas do jogo, o que é um grande desafio.

Chegando em Macau, pegamos nossas malas, e fomos encontrar o ônibus que nos levaria ao hotel. Tudo bem organizado e sinalizado, o ônibus passou pelo outro hotel da rede Wynn, que fica em Cotai, e depois partimos ao hotel que havíamos feito reserva, o Wynn Palace.

Você vai passando pelos hotéis e parecem réplicas dos hotéis de Las Vegas, vários dos hotéis cassino de Las Vegas também encontram-se em Macau. Algumas construções ainda mais grandiosas que as de Las Vegas.

Chegada a Macau

Entrando no hotel, vemos que tudo é muito grandioso, bonito, bem cuidado, enfim... tudo maravilhoso aos olhos!
Enquanto não deu o horário de nosso check in no hotel, aproveitamos para caminhar pelas redondezas e fazer o passeio com o bondinho que ficava na frente do hotel. Show!!! Como todos os detalhes foram pensados e cuidados para deixar realmente o turista apaixonado! Passamos por cima do lago onde é feito o show das águas.
Passeio de bondinho - Hotel Wynn Macau

São duas paradas que o bondinho faz, a do hotel e do outro lado do lago, onde você pode descer, passear pelos outros hotéis, e depois voltar para fazer a outra parte. Foi o que fizemos...

Este hotel de luxo e cassino fica muito bem localizado, no centro de Macau, próximo a tudo o que a cidade tem de melhor a oferecer, como restaurantes, compras e atrações. Gostei demais.

O quarto do Hotel Wynn Palace Macau tem que ser um capítulo a parte... maravilhoso!!! Não tem uma coisa que eu possa falar que não gostei. Lindo, confortável, muito limpo, com sala, quarto, banheiro, closet, vista linda para a frente do hotel, seu lago, show das águas e seu bondinho. E as amenidades? Nunca vi algo tão bonito e completo, realmente sem palavras para descrever a beleza e o conforto deste hotel.

Show de hotel, show de atendimento, ficamos realmente impactados com tanta beleza e capricho em todos os detalhes. da mesma forma que acontece em Las Vegas, os hotéis são preparados para atrair os turistas e principalmente os jogadores.

Minha opinião pessoal é de que, apesar de ter todas as condições de ser uma Las Vegas Oriental, com toda pompa e todo luxo de seus cassinos e hotéis, Macau não tem a mesma energia de Las Vegas, aquela coisa vibrante de tantas luzes, tantas pessoas, várias atrações noturnas,...

Senti muita falta de shows noturnos, da mesma forma que existem em Las Vegas.

Notamos que a maioria das mesas de jogos tinham chineses jogando, os croupiers, nas duas ou três vezes que meu marido parou para jogar, não foram nada simpáticos, um contraponto ao fato de terem que agradar os turistas.

Seguem fotos de alguns hotéis que passeamos em Macau...

Dentro do hotel Wynn Palace Macau, fomos jantar num restaurante especializado em carnes. Foi uma indicação do concienge, e disse que havia um showzinho com bonecos e efeitos especiais. Chamava-se SW Steakhouse.

Um lugar bem elegante, com mesas muito bem arrumadas e um pequeno palco, onde realmente de tempo em tempo, apagavam-se as luzes e um pequeno show acontecia. Pegamos uns três showzinhos e foram muito bonitinhos.

Fonte: https://www.wynnpalace.com/en/restaurants-n-bars/fine-dining/sw-steakhouse

Enfim, Macau foi uma linda experiência, com muita beleza, luxo, lojas e hotéis maravilhosos, mas um lugar que deveria buscar diversificação de atividades e buscar mais turistas de fora da China. A busca deveria ser não apenas para o jogo, como sentimos agora, mas pelo entretenimento.